Parque Nacional das Quirimbas

A história da criação do Parque Nacional das Quirimbas é especialmente singular. O Parque foi declarado em Junho de 2002 com as celebrações e funções oficiais que ocorrem na Ilha do Ibo – onde se encontra a sede do Parque. Extraordinário é o facto do Parque das Quirimbas ter sido criado a pedido das comunidades locais, partes interessadas e ONGs, todos empenhados em trabalhar juntos com intenção de proteger a região. Conservação só pode ser realmente eficaz se tiver o apoio das comunidades que habitam essas áreas. No caso do Parque Nacional das Quirimbas foi unânime.

O objetivo do Parque Nacional das Quirimbas é o de”conservar a diversidade, abundância, e integridade ecológica de todos os recursos físicos e biológicos na área do Parque, para que estes possam ser apreciados e utilizados de forma produtiva pelas gerações presentes e futuras”.

O Parque das Quirimbas é extremamente seletivo sobre projetos turistícos e investimentos permitidos na região, dando ênfase a alta qualidade, menor impacto turistíco e beneficiação às comunidades locais.

O Parque Nacional das Quirimbas é ideal para passar férias porque é uma das regiões marinhas mundiais de maior importância devido à sua biodiversidade. Existe neste Parque abundância de espécies extremamente raras, como – Tartarugas marinhas, dugongos, baleias jubarte, golfinhos, tubarões, como também – Leão, leopardo, elefante, búfalo, cão selvagem, hyena e uma grande variedade de antílopes e muitos mais.

Localização

O Parque Nacional das Quirimbas está localizado em seis distritos centrais na Província de Cabo Delgado, norte de Moçambique. Abrange uma área aproximadamente de 7,506 quilómetros quadrados. A área marinha do Parque contém as 11 ilhas mais ao sul do Arquipélago das Quirimbas, das quais 4 ilhas ( Ibo, Matemo, Quisiwe e Quirimbas ) têm uma longa história de ocupação humana permanente. As 11 ilhas incluídas no Parque são as seguintes: Quipaco, Quisiwe, Mefundvo, Quilalea, Sencar, Quirimba, Ibo, Quirimbas, Fion, Matemo e Ilha das Rolas. O atol no mar do Banco de São Lázaro é de 42 milhas náuticas para o leste da Ilha Ibo, e está incluido no Parque.

Share this:
Comments are closed.